A INCM acolheu o XI Encontro de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa (IOLP), que teve lugar na Biblioteca da Imprensa Nacional, nos dias 10 e 11 de novembro.
O fórum reuniu dirigentes das imprensas oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal (INCM e Região Autónoma da Madeira) que, durante dois dias, partilharam as suas experiências, desafios e projetos, fomentando a cooperação multilateral.
O XI Encontro IOLP contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Miguel Prata Roque, que fez uma breve alocução antes do encerramento do fórum, no dia 11.
Do Encontro resultou a Carta de Lisboa, um documento elaborado e assinado pelos representantes das IOLP reunidos na capital portuguesa, onde reafirmam que os diários oficiais asseguram a perenidade dos atos do governo e garantem a informação oficial e, pelo seu caráter, asseguram a transparência das instituições públicas e a proximidade com os cidadãos.
O documento reafirma também a vocação editorial das IOLP, sublinhando que deve ser feito um esforço para garantir edições conjuntas com o objetivo de promover a língua comum e as culturas locais, promovendo uma salvaguarda patrimonial que não concorra com as editoras comerciais.
Na Carta de Lisboa ficou ainda estabelecida a intenção de estreitar e intensificar o intercâmbio técnico e cultural e de realizar todos os esforços no sentido de garantir a existência de um sítio das IOLP e de uma publicação institucional sobre as mesmas, a apresentar no XII Encontro IOLP, que terá lugar na cidade da Praia, em Cabo Verde, de 9 a 11 de novembro de 2017.